segunda-feira, 30 de maio de 2016

Documentação: Como tirar o passaporte?

Você terá que fazer o agendamento pelo site. Acesse o site da Polícia Federal preencha o formulário, com tudo que for solicitado, e agende sua visita no posto da Polícia Federal mais próximo da sua cidade.

Depois, você imprimirá o boleto e irá pagá-lo. O valor é de R$257,25 e a validade do passaporte é de 10 anos. Imprima também o comprovante do agendamento. Espere até o dia agendado e chegue com antecedência ao local (15 minutos). Procure sempre saber todas as informações sobre o endereço do local com antecedência para não se atrasar e perder tempo.
Caso tenha algum imprevisto, o site dá a opção de reagendar.
No site da Polícia Federal, eles solicitam que você leve, no dia agendado, os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;  Obs: Pode levar a CNH ou passaporte anterior.
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta do comprovantes, trazer a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral. Obs: Como eu havia perdido os comprovantes, tirei essa declaração no próprio cartório eleitoral. Saiu em meno de 10 minutos.
  •  Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  •  O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O  simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
  •  CPF;


O processo foi bem simples. Cheguei com antecedência, peguei uma senha e esperei minha vez. A moça pediu meus documentos, tirou minha foto, pediu que eu assinasse e “tirou” minhas digitais. Ela me deu um comprovante e depois de 15 dias fui buscar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário