segunda-feira, 6 de junho de 2016

Au pair: Meu inglês é básico e agora? Posso ser au pair?


        A resposta é sim. Sim, você pode ser au pair com o inglês básico. O problema é: como você vai passar na entrevista e no teste do ITEP?
Na verdade, temos que analisar o conceito da palavra “básico”. Básico, na minha opinião, é um nível em que você sabe se comunicar, sobreviver. Tipo, formar frases simples, saber o nome de alimentos e bebidas e algumas frases e expressões de emergência.  Para algumas pessoas, o inglês básico é aquele em que você só sabe o alfabeto, nomes de alguns animais e as cores.
      Para que você possa ser uma au pair, as agências exigem que você tenha, no mínimo, o nível intermediário. Vejo várias meninas reclamando e acho um pouco de falta de bom senso. Muitas ainda questionam: “Não sabia que para limpar bunda de criança precisava falar inglês”. Amiga, ninguém está duvidando das suas habilidades com crianças. Pelo contrário, a maioria já nasce com esse dom. O problema está em manter a sua segurança e a das crianças. Temos que refletir e deixarmos de ser tão egoístas.Vai ser legal morar fora por 2 anos, estudar, viajar e ainda ganhar uma grana por isso?
Claro! Seria meu sonho? Mas, lembre-se: você comprou um intercâmbio para cuidar de crianças. A diversão vem depois. Você não estará de férias. 

Imagine a seguinte situação:

O bebê que você toma conta estava comendo algo e começou a se engasgar. Não tem mais ninguém em casa, pois todo mundo foi trabalhar.  Você passou pelo treinamento e sabe as técnicas e como agir numa situação como essa, tenta aplicá-las, mas não tem resultado. Você corre para o telefone e disca “911”. A pessoa do outro lado começa a falar e você não entende nada e não consegue dizer nada. “E agora, José?”  Como você vai explicar em inglês que a criança está com alguma coisa presa na garganta? Não tem como acessar o google ou pedir ajuda de alguma amiga. Você precisa ser rápida. O bebê está ficando roxo e o tempo passando. O que você vai fazer? O que você acha que vai acontecer com você se essa criança morrer?

Soa exagerado? Esse foi só um simples exemplo. Você estará lidando com uma vida e a segurança das crianças vem sempre em primeiro lugar, entendeu?
     Tenha um pouco de empatia. Se coloque no lugar dessas famílias. Elas estarão colocando em nossas mãos seus bens mais preciosos. "Ah, mas o salário não é lá essas coisas," CONCORDO! Porém, pense em todos os benefícios que você terá. "É mão de obra barata.".  Sim, mas muitas meninas nem um quarto só pra si tem. Dividem o quarto com os irmãos no Brasil, não tem carro e ainda tem que ajudar com as contas em casa. Você terá o seu salário exclusivamente para você. Assim como a família terá benefícios, você também terá, 
      Enfim, tente estudar um pouco mais e, ter como tema, a rotina de uma au pair. Tente explorar frases e adquirir um vocabulário que seja relacionado ao assunto. O mais importante é se preparar para ter que lidar com essa rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário