terça-feira, 31 de maio de 2016

Para au pairs: Como renovar a CNH fora do prazo?


Olá, meninas e meninos!

             Muitas pessoas têm dificuldade em reunir toda a documentação necessária para conseguir ficar online logo. O que mais me deu dor de cabeça foi a CNH. Tirei a minha em maio de 2012 e ela só venceria em junho de 2016. Para que a sua CHN seja válida, ela tem que ter no mínimo 18 meses de “validade” até o dia do embarque.  Em novembro, agendei um horário no Poupatempo de Santos e fui toda animadinha renovar a bendita. Quando fui atendida, a moça disse que eu não poderia renová-la porque faltavam quase 8 meses para o vencimento e que o prazo era, no mínimo, de trinta dias antes dela vencer. Expliquei que iria fazer o intercambio e que para o meu perfil ficar visível para as famílias, que eu precisava ter a CNH renovada. Ela me perguntou se eu tinha o passaporte e as passagens em mãos. Eu disse que o passaporte sim, mas as passagens não, porque eu não tinha uma família, que para ter uma família eu precisaria ter o perfil online e para ter o perfil online, eu precisaria da CNH. Ela insistiu nas passagens. Liguei pra minha agente e ela disse que me enviaria uma declaração, informando sobre o intercâmbio. Voltei para casa de mãos vazias.
          Em dezembro, abriu um Poupatempo na minha cidade (Guarujá). Fui até lá e marquei um horário. A atendente me disse pra eu levar tudo que comprovaria a minha ida aos Estados Unidos. Levei cópia do passaporte, declaração da Experimento, CNH antiga, comprovante de residência, cópia do comprovante de pagamento do programa e a cópia do contrato com a agência. Tudo ocorreu muito bem e, em uma semana, eu estava com a CNH renovada em mãos. Pessoal, caso o Detran se negue a fazer a renovação, insistam. Lembrando que, quem tem a permissão não pode fazer a renovação. Vocês terão que esperar um ano (sem levar multas, hein) até a CNH chegar.

Obs: Em alguns casos eles pedem também uma carta escrita a mão, cópia dos boletos pagos e cópia dos termos da APIA.



A declaração é essa



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Documentação: Como tirar o passaporte?

Você terá que fazer o agendamento pelo site. Acesse o site da Polícia Federal preencha o formulário, com tudo que for solicitado, e agende sua visita no posto da Polícia Federal mais próximo da sua cidade.

Depois, você imprimirá o boleto e irá pagá-lo. O valor é de R$257,25 e a validade do passaporte é de 10 anos. Imprima também o comprovante do agendamento. Espere até o dia agendado e chegue com antecedência ao local (15 minutos). Procure sempre saber todas as informações sobre o endereço do local com antecedência para não se atrasar e perder tempo.
Caso tenha algum imprevisto, o site dá a opção de reagendar.
No site da Polícia Federal, eles solicitam que você leve, no dia agendado, os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;  Obs: Pode levar a CNH ou passaporte anterior.
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta do comprovantes, trazer a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral. Obs: Como eu havia perdido os comprovantes, tirei essa declaração no próprio cartório eleitoral. Saiu em meno de 10 minutos.
  •  Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  •  O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O  simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
  •  CPF;


O processo foi bem simples. Cheguei com antecedência, peguei uma senha e esperei minha vez. A moça pediu meus documentos, tirou minha foto, pediu que eu assinasse e “tirou” minhas digitais. Ela me deu um comprovante e depois de 15 dias fui buscar. 


domingo, 29 de maio de 2016

Quais são os documentos necessários para fazer upload?


Após criar seu application, preencher os formulários entregues no ato da inscrição e preencher as partes que foram solicitadas, você deverá reunir toda a documentação que a agência solicitou e deixá-la disponível para Apia. Você deverá escaneá-la e fazer upload.


Os documentos para fazer upload são:
  • Cópia autenticada da CNH (com validade de no mínimo 18 meses);
  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia da carteira de vacinação atualizada;
  • Teste de tuberculina (se necessário);
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Education Certificate (cópia autenticada do histórico escolar (não precisa de tradução), certificado de conclusão do ensino médio   ou diploma de graduação (com tradução simples);
  • Descritivos dos valores da APIA;
  • Referências de Caráter (com tradução simples);
  • Referência de Empregador (com tradução simples);
  • Medical Form (A e B), (com tradução simples);
  • Fotos;
  • Vídeo.

Documentos que devem ser entregues para a sua agência (no meu caso a Experimento) junto com os formulários (referências de caráter, referências de empregador e formulários médicos):
  • Cópia autenticada da CNH (com validade de no mínimo 18 meses);
  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia da carteira de vacinação atualizada;
  • Teste de tuberculina se a candidata não tomou a vacina BCG;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Cópia autenticada do histórico escolar (não precisa de tradução)/certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de graduação (com tradução simples).


O que é e como funciona o programa de Au pair?

       Ser uma au pair é basicamente morar em outro país (na casa de uma família) e cuidar das crianças da família pela qual você foi escolhida e também escolheu. Você trabalhará legalmente (com o visto J1), pois o programa é regulamentado pelo governo. O programa tem duração de um ano e pode ser estendido por mais um ano. Em poucas palavras, é o programa de intercâmbio com o maior custo/benefício oferecido pelas agências de intercâmbio.
       Após fazer a inscrição, criar seu application, preenchê-lo e fazer o uppload dos itens pedidos (documentos, fotos e vídeo), você terá que entregar os formulários e cópias dos documentos pedidos na agência. Antes disso, ligue para sua agente e já agende a entrevista, o exame psicológico e o teste do ITEP (teste de avaliação do seu nível de inglês).
Lembrando que os meninos também podem participar. As regras e os benefícios são os mesmos que para as meninas, mas não são todas as agências que aceitam Male au pair. Algumas dessas agências são:  


O que o programa de au pair oferece?
  • Você receberá U$195,75 por semana;
  • Terá acomodação individual;
  • Todas as refeições diárias;
  • Seguro saúde; 
  • Passagem aérea de ida e volta;
  •  Um dia e meio de folga por semana;
  • Um final de semana livre por mês;
  • Uma bolsa de estudos de R$500.

Requisitos para ser uma au pair:
  •  Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ser solteira(o) e não ter filhos;
  • Gostar de crianças e ter pelo menos 200 horas de experiência (com crianças) comprovadas; Em alguns casos, as agências pedem 1000 horas de experiência para o Male Au pair 
  • Ter carteira de habilitação;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter o nível de inglês intermediário.


*Trata-se de uma agência pequena, com escritório nos EUA. Não existe taxa de inscrição Você só pagará a agência depois que tiver o match.

Por onde começar?

Depois de fazer sua inscrição no programa de au pair, a sua agente te entregará o guia da au pair, onde tem todas as instruções de todas as etapas para preencher e concluir seu application. Você também receberá oum checklist para te ajudar nas tarefas e a não se esquecer de nenhuma delas.
Para começar a preencher seu application, você terá que criar um no site da Apia, preencher todas as informações necessárias e fazer os uploads das fotos, documentos e o vídeo.
Depois de completar todas as etapas, dê o "submit" no seu application e é só esperar as correções. 

Como tudo começou?


Bom, tudo começou em  2009, quando a minha linda professora (Roberta) de inglês (da Wizard) me contou que havia feito intercâmbio como au pair. Não me lembro para qual lugar ela foi, mas fiquei encantada com tudo que ela me disse. Liguei nas agências e comecei a me planejar. Ofereci-me para cuidar de algumas crianças numa escolinha perto de casa. Eles aceitaram, mas acabei desistindo porque minha mãe queria que eu ingressasse na faculdade. Comecei a facul em 2011 e esqueci o intercâmbio. Meu curso na faculdade era “Tradução e Interpretação”.   Com o passar do tempo, percebi que falar inglês era a única coisa que eu sabia fazer suuuuper bem, então, no mesmo ano, comecei a dar aulas de inglês em uma escola (particular) de educação infantil. No final de 2012, a coordenadora da escola de idiomas em que eu estudava, me ligou e perguntou se eu queria dar aulas lá. É claro que eu aceitei! Foram os melhores anos da minha vida. Passei muito perrengue, porém conheci muita gente do bem e aprendi muuuuuuuuuuuuito. - Obrigada pela a oportunidade, Cris! Você mudou minha vida. - No final de 2014 pedi demissão. Queria fazer outra coisa e 2015 comecei a trabalhar como cabeleireira. Deu ruim! Aprendi bastante, mas joguei dinheiro no lixo. Sentia muita falta de estar em sala de aula e um amigo (e ex professor), que havia me feito um convite para dar aulas no CNA, me chamou novamente. Fui! Trabalhei com uma esquipe super gente boa. Em setembro do mesmo ano, passei por problemas pessoais devastadores. Então, decidi que esse lugar (Guarujá/Santos) não era mais pra mim. Uma amiga (Eloah) me disse que estava em grupo de au pair (o famoso grupão) e que daria super certo pra mim. Uma ex aluna me adicionou no grupão e comecei a minha busca pela melhor agência. Passei o sábado inteiro pesquisando sobre agências e assistindo vídeos. Assisti todos os vídeos da Tati Fazzio, Cabide Colorido (Michele) e Pamela Ferrari. Fiquei mega empolgada. Queria ir embora logo. No sábado mesmo, liguei na Experimento de Santos e agendei uma visita para terça-feira (dia 29). Dei a notícia aos meus pais no domingo e eles levaram numa boa. No fundo, acho que eles já esperavam que eu fosse fazer alguma loucura/intercâmbio em algum país fora da América Latina. Na terça, como esperado, fui com a minha mãe (ela perguntou tudo o que tinha direito) e fechei o programa no mesmo dia. Tirei meu passaporte, renovei a CNH, tomei as vacinas, recolhi todas as referências, documentos, cópias autenticadas, comprei uma câmera dessas bem loucas e gravei meu vídeo. 
Se eu poderia ter feito tudo até novembro, mas só consegui entregar o application, fazer a entrevista e o ITEP no dia 29 de janeiro. Meu application foi para o escritório em São Paulo no dia 04 de março e fiquei online dia 02 de maio. Até agora entraram três famílias no meu perfil. Espero ter meu match em breve.  
Dia em que saí do escritório. Precisava registrar esse momento :D