sexta-feira, 8 de julho de 2016

I HAVE MY MATCH AND I GOT MY VISA!!!

I HAVE MY MATCH AND I GOT MY VISA!!!

Eu sempre quis dizer isso! Sim, pessoal, finalmente tive o meu match! Para quem não leu o post anterior: fechei o match com a nona família. Vou morar em Greenwich - Connecticut e vou cuidar de uma baby de 1 anos e seis meses e de um menino de 7 anos. O terceiro baby chega em janeiro.
Foi uma surpresa pra mim. Nem imaginava que iria acontecer no dia 21/06 e que teria que embarcar no dia 18/07. Tinha pouquíssimo tempo para fazer tudo. Vocês conseguem imaginar isso?
Tinha menos de um mês para esperar o pack da APIA chegar, preencher o DS160, pagar, agendar e tirar o visto, tirar a PID, conseguir receitas para levar os remédios na mala, comprar tudo, arrumar as malas e planejar uma despedida.

  • Casv:

O meu horário estava agendado para às 11h45. Cheguei lá às 11h e fui atendida. Foi super rápido, levou menos de 20 minutos. Esperei numa fila e quando fui atendida a moça tirou uma foto e as minhas digitais.


  • Consulado:
Eu estava uma pilha de nervos. Na semana em que agendei meu visto, muitas meninas tiveram o visto negado. Peguei o ônibus às 5h30 da manhã (em Santos) e tinha que chegar ao consulado antes das 8h10. Peguei metro e trem. Andei feito uma condenada, mas cheguei lá às 7h50. Na fila, fiz amizade com uma professora de Ed. Física que já tinha sido au pair e estava ali para tirar o visto de turista. Bom, passei por várias filas e fiquei MUITO tempo em pé.
Vi vários vistos serem negados. A fila andava e eu rezava mentalmente para que quem me entrevistasse estivesse de bom humor.
Entrei na fila da cabine 8. Era um moço dos olhos azuis, ruivo, barbudo e com cara de lenhador.
Ele negou o visto da moça que estava na minha frente. Pensei: "Putaquemeopariu". Ele acenou com a cabeça e eu apenas obedeci ao sinal.


  • Entrevista:
Vice-Consul: Bom dia!
Eu: Bom dia!
Vice-Consul: Passaporte, por favor. Estudante?
Eu: Au pair.
Vice-Consul: Do you speak English?
Eu: Yes (em choque).
Vice-Consul: Where do you work?
Eu: I was working at a laguage school, called CNA, but I gave up my job to become an au pair.

Daí chega um homem e eles começam a conversar em inglês. Ficaram mais de um minuto conversando e eu quase me borrando. Ele vira e fala:


Vice-Consul: What are your plans when you come back to Brazil?

Eu: I want to finish my graduation and give English classes.
Vice-Consul: What were you studying?
Eu: Translation and Interpretation.
Vice-Consul: Ok! Seu visto está aprovado e você deve assinar o seu DS2019. Boa sorte e boa viagem.

PS: Ele ficou com o meu passaporte, mas devolveu o DS2019


Manoooo! Quase fiz minha dancinha do acasalamento dentro do consulado.

Já saí do consulado de braços abertos e abracei minha prima

Au pair: Casv e Consulado - Documentação


Documentos que devem ser levados no CASV:


  • Passaporte
  • Confirmação de agendamento do visto;
  • Carta que confirma que você tem uma família já - (vem no pack);
  • DS 2019 - (vem pack);
  • Confirmação de pagamento da taxa SEVIS – (vem no pack).

Endereço: Av. José Maria Whitaker, 370 - Vila Mariana - (11) 3230-2170


Documentos que devem ser levados no Consulado:

  • Passaporte;
  • DS 160;
  • DS 2019 (vem no pack);
  • Recibo da taxa SEVIS (vem no pack);
  • Comprovante de pagamento da Taxa Consular;
  • Placement ConfirmationCarta que confirma que você tem uma host family (vem no pack);
  • Documentos que comprovem vínculo com o Brasil (Levei: carta da faculdade, comprovante de residência, imposto de renda do meu pai, extrato das duas contas dos meus pais e certificado de microempreendedor do meu pai).


Rua Henri Dunant, 500 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP - (11) 3250-5000


sábado, 2 de julho de 2016

Au pair: Famílias que entraram no meu perfil

  • A primeira família entrou no meu perfil no dia 05/05. Eles eram de Atlanta, Georgia. Eram duas kids. Um menino de 1 aninho e uma menina de 5 anos. Tinham um cachorro também. Mandaram e-mail e logo já percebi que não daria certo. Ela já queria falar no mesmo dia e eu não estava em casa. Marcamos para o dia seguinte. Passei o dia inteiro pensando na bendita entrevista. As meninas do grupo do whats me dando a maior força e me encorajando muito. Eis que a moça não dá nem as caras.
  • A segunda família entrou no meu perfil no dia 12/05 e eram de Englewood, New Jersey. Eram três meninas (11, 11 e 6 anos) e a host mom estava grávida da quarta menina. Marcamos a entrevista para o dia seguinte. Tudo correu muito bem, fiz muitas perguntas. Ele s falaram bastante e parecia uma boa família, mas queriam para setembro. Não mandaram e-mail e eu também não.
  • A terceira família era de Farfield, Connecticut. Falei com a au pair. A menina era muito gente boa e me falou tudo sobre a família. Falamos por mais de 40 minutos. Ela disse que iria falar com a família, mas não recebi nenhum e-mail.  
  • A quarta família era de Newtom, Massachussets. Eram três crianças. Uma menina de 7 anos, um menino de 2 anos e uma menina de 2 anos. Fizemos Skype e eles pareciam ser bem legais, mas queriam alguém para ser uma funcionária. Mandei e-mail e a família não respondeu.
  • A quinta família era de Atlanta, Georgia. Era uma menininha de 2 anos e a mãe estava grávida. Eles eram bem legais e queriam alguém para ser parte da família. Gostei bastante, mas eles me mandaram e-mail falando que haviam encontrado outra au pair.
  • A sexta família era de Montclair, New Jersey. Eu teria que cuidar de uma menina de 13 anos. A mãe parecia ser bem estranha. Ela, em nenhum momento, me chamou pelo meu nome. Usava sempre a palavra “au pair”. Era tipo: “Então, au pair, você vai trabalhar sempre até as 18h.” Conversamos por 15 minutos e ela falou muito sobre a vida dela. Acho que precisava de psicóloga e não au pair.
  • A sétima família entrou no perfil dia 06/06. Eram duas meninas e a mãe estava grávida. Uma tinha 2 anos e a outra tinha 4 anos. A mãe me mandou um e-mail perguntando se poderíamos marcar uma entrevista. Marcamos para dia 08/06, às 9h15. Faltando 5 minutos para fazermos Skype ela me manda um e-mail desmarcando, pois as meninas só conseguiam dormir com ela. Ela disse que mandaria um e-mail para remarcar quando o marido voltasse de viagem. Até hoje estou esperando o e-mail.
  • A oitava família era de Wheeling, Illinois. Eram duas crianças. Uma menina de 3 anos e meio e um menino de 1 ano. A mãe era bem divertida e o pai quase não apareceu. Gostei muito deles, mas era só para outubro. A mãe me mandou um e-mail com muitas perguntas. Respondi todas e enviei o e-mail. Nunca mais falei com essa família.
  • A nona família entrou no meu perfil dia 19/06. A au pair entrou em contato comigo no dia 20 e perguntou se poderíamos nos falar naquele mesmo dia à noite. Eu disse que estava disponível e confirmei a entrevista. Naquele mesmo dia, nos falamos. Foi tudo muito bem. Só tinha um problema: a família queria que a pessoa chegasse no dia 18 ou 25 de JULHO. OMG. Ela foi super sincera e eu a adorei. Eram duas crianças. Um menino de 7 anos e uma menina de 1 ano e 6 meses. Ela disse que ia passar tudo para a família e que ele entrariam em contato até sexta. No mesmo dia, a família entrou em contato e marcou um Skype para o dia seguinte. No dia seguinte, conversamos, mas minha internet estava muito ruim. Eles eram super legais e falamos por quase 40 minutos. Fizeram muitas perguntas e depois resolveram desligar para jantar. Falaram que tinham que fazer outras entrevistas e que me mandariam um e-mail. Nos despedimos e eu já pensei: “iiiiiiiih. Outra família que eu amei e não vai dar em nada.” Resolvi entrar no site da Apia e dar uma revisada no meu application e tentar mudar algo. De repente, meu celular começa a tocar e era uma ligação do Skype. Era a família. Atendi e eles disseram que tinham gostado muito de mim e gostariam muito de ter o match. Eu quase enfartei. É claro que eu aceitei! Minha reação foi tão inesperada que eles começaram a dar risada.  Desligamos e pensei: “PQP!!!! Menos de um mês pra fazer tudo!”
  • A décima família era de Boulder, Colorado. Eu nem acreditei quando essa família entrou no meu perfil. Marcamos uma entrevista para o dia 20/06 e nos falamos por Skype. Eram duas crianças pequenas. Uma menina de 2 anos e um menino de 3 semanas. A host mom era muito gente boa e falou tudo sobre a família. Ela me mostrou o bebê e fiquei encantada. No meio da entrevista o bebê começou a chorar e eu não quis atrapalhar. Ela disse que quando os exames dela terminassem, ela me mandaria um e-mail para combinarmos de fazer um Skype com o marido dela. Conclusão, ela me mandou um e-mail no dia 22/06, depois que tive o match. Respondi o e-mail e me ofereci para encontrar uma au pair pra ela. Ela só respondeu: “Congrats!”. 

quarta-feira, 8 de junho de 2016

PID: Permissão Internacional de Direção.

                    A PID (International Drive Permit – IDP) é uma permissão para dirigir em outros países. A validade dela é a mesma que a sua CNH aqui no Brasil. Se a sua CNH vence em junho/2017, sua PID também vencerá no mesmo período. Ela é aceita somente nos países que fazem parte da convenção de Viena e demais acordos internacionais. Também é aceita nos Estados Unidos e não é obrigatória. Mas, em alguns estados ela não é aceita e/ou você poderá dirigir apenas por um curto período de tempo (60 dias), posteriormente tendo que tirar sua DL. Para tirar a DL, você precisará da PID. Em alguns estados, a CNH, para tirar a DL, é aceita e talvez peçam a tradução dela. Então, não hesite. O valor da PID varia de estado para estado. Em São Paulo o valor é de R$ 259,05 e os documentos necessários são: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia simples e comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.

Países onde é aceita a Permissão Internacional para Dirigir (PID): 

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.


terça-feira, 7 de junho de 2016

Au pair dicas: Vídeo do application

Até hoje, quando penso no processo para ficar online, sei que o que mais me deu dor de cabeça foi o vídeo. “Nossinhora”, que coisa mais chata. Você tem que falar sobre você, sua família, sua cidade e suas experiências com crianças. Tudo isso num vídeo de 3 minutos. Sim!  Três minutos é pouquíssimo tempo. Acreditem na titia aqui.
A minha agente me aconselhou a fazer um vídeo simples e com um bom conteúdo. O meu vídeo ficou muito simples. Na verdade, ficou uma porcaria. Tive que aprender a editar vídeos na marra. Assisti a muitos tutoriais e só aprendi mexendo no programa.  Demorei 4 dias para gravar e três madrugadas para editar. Meu inglês ficou uma bosta, pois minha língua estava inchada e tive um retardo mental de tanto repetir as mesmas coisas (num calor de 45C). Uma coisa que não consegui adicionar foi um vídeo em que eu dirigia. Se puderem, façam isso. O programa que usei foi o “movie maker”, mas quem tem iphone, por favor, usem o “Imovie”. Não sou a melhor pessoa para dar dicas de como gravar esse vídeo, mas...

Dicas para quem vai gravar o vídeo do application:

  • Criem um roteiro
Não ter um roteiro faz com que o processo seja muito mais demorado. Isso mesmo! Escrevam tudo em um caderninho e treinem antes.

  • Gravar aos poucos
Não tentem gravar o vídeo todo de uma vez. Separem por tópicos e gravem cada tópico separado. Depois é só editar.

  • Usem imagens e mini vídeos
As imagens falam por si só e você economiza no tempo do vídeo. Usem poucas palavras e intercalem com imagens.

  • Não gaste dinheiro à toa
Vejo vários vídeos bacanas e algumas meninas até pagam para alguém editar. Eu não podia ficar gastando com isso. O vídeo é importante sim, mas é apenas uma parte do seu application. Não adianta fazer um vídeo no estilo Beyonce e o resto não ser muito bom. Caprichem no roteiro e não importa o quão simples o vídeo seja. Falem apenas a verdade e invistam esse dinheiro na compra de dólar. Não deixei de ter famílias no meu perfil por conta do vídeo. 


Meu vídeo:

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Au pair: Meu inglês é básico e agora? Posso ser au pair?


        A resposta é sim. Sim, você pode ser au pair com o inglês básico. O problema é: como você vai passar na entrevista e no teste do ITEP?
Na verdade, temos que analisar o conceito da palavra “básico”. Básico, na minha opinião, é um nível em que você sabe se comunicar, sobreviver. Tipo, formar frases simples, saber o nome de alimentos e bebidas e algumas frases e expressões de emergência.  Para algumas pessoas, o inglês básico é aquele em que você só sabe o alfabeto, nomes de alguns animais e as cores.
      Para que você possa ser uma au pair, as agências exigem que você tenha, no mínimo, o nível intermediário. Vejo várias meninas reclamando e acho um pouco de falta de bom senso. Muitas ainda questionam: “Não sabia que para limpar bunda de criança precisava falar inglês”. Amiga, ninguém está duvidando das suas habilidades com crianças. Pelo contrário, a maioria já nasce com esse dom. O problema está em manter a sua segurança e a das crianças. Temos que refletir e deixarmos de ser tão egoístas.Vai ser legal morar fora por 2 anos, estudar, viajar e ainda ganhar uma grana por isso?
Claro! Seria meu sonho? Mas, lembre-se: você comprou um intercâmbio para cuidar de crianças. A diversão vem depois. Você não estará de férias. 

Imagine a seguinte situação:

O bebê que você toma conta estava comendo algo e começou a se engasgar. Não tem mais ninguém em casa, pois todo mundo foi trabalhar.  Você passou pelo treinamento e sabe as técnicas e como agir numa situação como essa, tenta aplicá-las, mas não tem resultado. Você corre para o telefone e disca “911”. A pessoa do outro lado começa a falar e você não entende nada e não consegue dizer nada. “E agora, José?”  Como você vai explicar em inglês que a criança está com alguma coisa presa na garganta? Não tem como acessar o google ou pedir ajuda de alguma amiga. Você precisa ser rápida. O bebê está ficando roxo e o tempo passando. O que você vai fazer? O que você acha que vai acontecer com você se essa criança morrer?

Soa exagerado? Esse foi só um simples exemplo. Você estará lidando com uma vida e a segurança das crianças vem sempre em primeiro lugar, entendeu?
     Tenha um pouco de empatia. Se coloque no lugar dessas famílias. Elas estarão colocando em nossas mãos seus bens mais preciosos. "Ah, mas o salário não é lá essas coisas," CONCORDO! Porém, pense em todos os benefícios que você terá. "É mão de obra barata.".  Sim, mas muitas meninas nem um quarto só pra si tem. Dividem o quarto com os irmãos no Brasil, não tem carro e ainda tem que ajudar com as contas em casa. Você terá o seu salário exclusivamente para você. Assim como a família terá benefícios, você também terá, 
      Enfim, tente estudar um pouco mais e, ter como tema, a rotina de uma au pair. Tente explorar frases e adquirir um vocabulário que seja relacionado ao assunto. O mais importante é se preparar para ter que lidar com essa rotina.

sábado, 4 de junho de 2016

Canais sobre au pair.

Desde que decidi que seria au pair, comecei a pesquisar canais do youtube para aprender mais sobre o programa.
Gosto de muuuuitos canais, mas tenho os meus favoritos. Alguns são bem famosinhos entre as au pairs e outros têm muito potencial, porém as meninas não gravam vídeos com frequência.

O canal da Tati é um dos melhores. Ela dá dicas muito importantes sobre o dia-a-dia de uma au pair, como economizar e como reagir a certas situações. Foi um dos primeiros canais que assisti e recomendo muito. A Tati não é mais au pair, mas ainda mora nos EUA.

O canal é da Rosani e ela mostra um pouco do dia-a-dia dela. Ela é bem engraçada. Fala sobre os dates, estudos, compras e mostra a cidade em que ela mora. É um dos canais que eu mais assisto. Ela mostra que a vida de au pair não é só trabalho. Se eu não me engano, ela também não é mais au pair.

O canal é da Michele Alves e é um dos canais que mais falam sobre o tema. Tem muita informação importante, útil e tem relatos muito divertidos. A Michele não é mais au pair, mas continua abordando o tema em seu canal.

Aaaah, adoro esse canal S2. A Jen faz vídeos bem curtinhos e dá dicas muito legais. Ela mostra as viagens que ela fez, mostra as ex host kids dela e os vídeos são bem divertidos. A jen voltou para o Brasil faz pouquíssimo tempo.



Outros canais:


Obs.: Há muitos canais, mas esses são os que eu mais assisto.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Au pair: Glossário para iniciantes.

Application- É um perfil online que fica disponível no site da agência para as famílias.
Character Reference – É a referência de caráter, que deve ser preenchida por pessoas que você conhece, como: amigos, professores, colegas de trabalho e etc.
Childcare Reference – É a referência de trabalho. Ela confirma que você teve experiência com crianças. Lá vai ter todas as informações disponíveis referentes às atividades que você desenvolvia com as crianças.
DL (driver’s licence, driver license ou driving licence) – Conhecida como carteira de habilitação. Você só pode dirigir se tiver a DL e ela também é utilizada como documento de identificação, tipo o RG aqui no Brasil.
Host dad/father – pai membro de uma host family
Host family – É a família que recebe uma au pair, de acordo com as leis do governo, por um período de tempo.
Host family letter – Carta que você deve escrever para as famílias e deixar disponível no seu application.
Host kid – criança membro de uma host family
Host mom/mother - mãe membro de uma host family
Interview – Entrevista.
Infant Qualified (IQ)- Se no perfil de uma au pair aparece que ela é infant qualified, significa que ela teve experiências com crianças de 0 a 2 anos e está apta a cuidar de crianças com essa idade.
ITEP – Teste que avaliará o seu nível de inglês.
Male au pair – Au pair do sexo masculino
Match – Quando você tem o match com uma família, significa que a família te escolheu e você escolheu a família.
Medical form – Formulário que deve ser preenchido pelo seu médico.
PID – Permissão internacional de Direção. É com ela que você poderá tirar sua DL.  
Rematch - Por conta de vários motivos a au pair ou a família podem pedir rematch. Esse é o processo em que você está procurando por outra família e a sua família por outra au pair, porque não deu certo com vocês. Geralmente, a au pair tem um prazo de duas semanas para encontrar outra família. Caso não consiga, ela terá que voltar para seu país de origem e ainda terá que pagar sua passagem.
Souvenir – Lembrancinhas que são vendidas aos turistas.
SSN (Social Security Number)- Equivalente ao CPF é um número de identificação pessoal.  Em alguns casos, você precisará dele para fazer transações financeiras, como: aquisição de cartões de crédito e até mesmo compra de carros.
Submit- No application, você aperta o botão de “submit” para enviá-lo para correção.
Upload – Fazer upload é quando você enviar arquivos do seu computador para a agência e deixa disponível no seu perfil.
VTM (Visa Travel Money)- Cartão pré-pago recarregável, com juros menor que o cartão de crédito internacional. Maneira segura de levar dinheiro. É aceito em milhões de estabelecimentos.
Visto J1 – Visto que permite que uma pessoa trabalhe como au pair e estude legal.



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais? (Sem a data de expedição do RG)

Olá, pessoal!    

      Tirei o meu no site da Policia Federal, mas tem a opção de tirar pelo site da Secretaria de Segurança Pública
De primeira, tentei tirar pela Secretaria de Segurança, mas não lembrava a data de expedição do meu RG e, sem isso, não é possível emiti-lo. Então, tentei pelo site da Polícia Federal e deu certo.

É só preencher com as informações solicitadas, imprimir e/ou salvar.


Obs: O preenchimento dos dados do formulário da Polícia Federal é bem mais detalhado, contém mais campos a serem preenchidos.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Carteira de vacinação internacional e vacinas que devemos tomar antes de embarcar.

Olá, pessoal!

Muitos se perguntam quais são as vacinas exigidas para fazer uma viagem internacional. Isso vai depender muito do país que você escolheu. A única vacina mencionada em alguns sites é a da febre amarela. Você não vai precisar dessa vacina para ir aos EUA. O problema é que em alguns países, como o Panamá, é exigido sim a vacina contra a febre amarela e, às vezes, o seu voo pode fazer uma paradinha em alguns desses países. Então, é melhor prevenir do que remediar.
Se vocês, assim como eu, tem medo de tomar vacinas, não deixem que elas acumulem. Aos 22 anos eu não tinha tomado nem a vacina de 15 anos. Então, imaginem a minha cara ao entrar no posto de saúde e perceber que eu tinha mais de 3 vacinas atrasadas (mais as que eu fui obrigada a tomar por conta do programa). Ao total, tomei 10.

  • Para o programa de Au pair

As vacinas exigidas pela agência são:

Tetanus/Diphteria (conhecida como TD –Tetanus e Difteria) – Uma dose nos últimos dez anos;
Measles/Mumps/Rubella  (conhecida como MMR ou SCR) – Uma dose nos últimos dez anos;
Typhoid (Tifo);
Whooping cough (Tosse comprida);
Polio (Polio);
BCG – Caso tenha tomado essa vacina, colocar a data. Caso não tenha sido imunizada, apresentar o resultado do teste de tuberculina.

OBS: Tomei a vacina contra a febre amarela (não foi pedida pela agência). Fiz isso porque ninguém sabe o dia de amanhã. De repente, a host family decide viajar e me levar pra um pais que exija a vacina. E uma dica bacana é fazer a carteirinha de vacinação internacional. É muito simples. É só tomar a vacina e levar a carteirinha e o seu RG até a Secretaria de Saúde ou no setor responsável. Não demora nem 10 minutos.


Carteira de vacinação Internacional

terça-feira, 31 de maio de 2016

Para au pairs: Como renovar a CNH fora do prazo?


Olá, meninas e meninos!

             Muitas pessoas têm dificuldade em reunir toda a documentação necessária para conseguir ficar online logo. O que mais me deu dor de cabeça foi a CNH. Tirei a minha em maio de 2012 e ela só venceria em junho de 2016. Para que a sua CHN seja válida, ela tem que ter no mínimo 18 meses de “validade” até o dia do embarque.  Em novembro, agendei um horário no Poupatempo de Santos e fui toda animadinha renovar a bendita. Quando fui atendida, a moça disse que eu não poderia renová-la porque faltavam quase 8 meses para o vencimento e que o prazo era, no mínimo, de trinta dias antes dela vencer. Expliquei que iria fazer o intercambio e que para o meu perfil ficar visível para as famílias, que eu precisava ter a CNH renovada. Ela me perguntou se eu tinha o passaporte e as passagens em mãos. Eu disse que o passaporte sim, mas as passagens não, porque eu não tinha uma família, que para ter uma família eu precisaria ter o perfil online e para ter o perfil online, eu precisaria da CNH. Ela insistiu nas passagens. Liguei pra minha agente e ela disse que me enviaria uma declaração, informando sobre o intercâmbio. Voltei para casa de mãos vazias.
          Em dezembro, abriu um Poupatempo na minha cidade (Guarujá). Fui até lá e marquei um horário. A atendente me disse pra eu levar tudo que comprovaria a minha ida aos Estados Unidos. Levei cópia do passaporte, declaração da Experimento, CNH antiga, comprovante de residência, cópia do comprovante de pagamento do programa e a cópia do contrato com a agência. Tudo ocorreu muito bem e, em uma semana, eu estava com a CNH renovada em mãos. Pessoal, caso o Detran se negue a fazer a renovação, insistam. Lembrando que, quem tem a permissão não pode fazer a renovação. Vocês terão que esperar um ano (sem levar multas, hein) até a CNH chegar.

Obs: Em alguns casos eles pedem também uma carta escrita a mão, cópia dos boletos pagos e cópia dos termos da APIA.



A declaração é essa



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Documentação: Como tirar o passaporte?

Você terá que fazer o agendamento pelo site. Acesse o site da Polícia Federal preencha o formulário, com tudo que for solicitado, e agende sua visita no posto da Polícia Federal mais próximo da sua cidade.

Depois, você imprimirá o boleto e irá pagá-lo. O valor é de R$257,25 e a validade do passaporte é de 10 anos. Imprima também o comprovante do agendamento. Espere até o dia agendado e chegue com antecedência ao local (15 minutos). Procure sempre saber todas as informações sobre o endereço do local com antecedência para não se atrasar e perder tempo.
Caso tenha algum imprevisto, o site dá a opção de reagendar.
No site da Polícia Federal, eles solicitam que você leve, no dia agendado, os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;  Obs: Pode levar a CNH ou passaporte anterior.
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta do comprovantes, trazer a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral. Obs: Como eu havia perdido os comprovantes, tirei essa declaração no próprio cartório eleitoral. Saiu em meno de 10 minutos.
  •  Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  •  O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O  simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
  •  CPF;


O processo foi bem simples. Cheguei com antecedência, peguei uma senha e esperei minha vez. A moça pediu meus documentos, tirou minha foto, pediu que eu assinasse e “tirou” minhas digitais. Ela me deu um comprovante e depois de 15 dias fui buscar. 


domingo, 29 de maio de 2016

Quais são os documentos necessários para fazer upload?


Após criar seu application, preencher os formulários entregues no ato da inscrição e preencher as partes que foram solicitadas, você deverá reunir toda a documentação que a agência solicitou e deixá-la disponível para Apia. Você deverá escaneá-la e fazer upload.


Os documentos para fazer upload são:
  • Cópia autenticada da CNH (com validade de no mínimo 18 meses);
  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia da carteira de vacinação atualizada;
  • Teste de tuberculina (se necessário);
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Education Certificate (cópia autenticada do histórico escolar (não precisa de tradução), certificado de conclusão do ensino médio   ou diploma de graduação (com tradução simples);
  • Descritivos dos valores da APIA;
  • Referências de Caráter (com tradução simples);
  • Referência de Empregador (com tradução simples);
  • Medical Form (A e B), (com tradução simples);
  • Fotos;
  • Vídeo.

Documentos que devem ser entregues para a sua agência (no meu caso a Experimento) junto com os formulários (referências de caráter, referências de empregador e formulários médicos):
  • Cópia autenticada da CNH (com validade de no mínimo 18 meses);
  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia da carteira de vacinação atualizada;
  • Teste de tuberculina se a candidata não tomou a vacina BCG;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Cópia autenticada do histórico escolar (não precisa de tradução)/certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de graduação (com tradução simples).


O que é e como funciona o programa de Au pair?

       Ser uma au pair é basicamente morar em outro país (na casa de uma família) e cuidar das crianças da família pela qual você foi escolhida e também escolheu. Você trabalhará legalmente (com o visto J1), pois o programa é regulamentado pelo governo. O programa tem duração de um ano e pode ser estendido por mais um ano. Em poucas palavras, é o programa de intercâmbio com o maior custo/benefício oferecido pelas agências de intercâmbio.
       Após fazer a inscrição, criar seu application, preenchê-lo e fazer o uppload dos itens pedidos (documentos, fotos e vídeo), você terá que entregar os formulários e cópias dos documentos pedidos na agência. Antes disso, ligue para sua agente e já agende a entrevista, o exame psicológico e o teste do ITEP (teste de avaliação do seu nível de inglês).
Lembrando que os meninos também podem participar. As regras e os benefícios são os mesmos que para as meninas, mas não são todas as agências que aceitam Male au pair. Algumas dessas agências são:  


O que o programa de au pair oferece?
  • Você receberá U$195,75 por semana;
  • Terá acomodação individual;
  • Todas as refeições diárias;
  • Seguro saúde; 
  • Passagem aérea de ida e volta;
  •  Um dia e meio de folga por semana;
  • Um final de semana livre por mês;
  • Uma bolsa de estudos de R$500.

Requisitos para ser uma au pair:
  •  Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ser solteira(o) e não ter filhos;
  • Gostar de crianças e ter pelo menos 200 horas de experiência (com crianças) comprovadas; Em alguns casos, as agências pedem 1000 horas de experiência para o Male Au pair 
  • Ter carteira de habilitação;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter o nível de inglês intermediário.


*Trata-se de uma agência pequena, com escritório nos EUA. Não existe taxa de inscrição Você só pagará a agência depois que tiver o match.

Por onde começar?

Depois de fazer sua inscrição no programa de au pair, a sua agente te entregará o guia da au pair, onde tem todas as instruções de todas as etapas para preencher e concluir seu application. Você também receberá oum checklist para te ajudar nas tarefas e a não se esquecer de nenhuma delas.
Para começar a preencher seu application, você terá que criar um no site da Apia, preencher todas as informações necessárias e fazer os uploads das fotos, documentos e o vídeo.
Depois de completar todas as etapas, dê o "submit" no seu application e é só esperar as correções. 

Como tudo começou?


Bom, tudo começou em  2009, quando a minha linda professora (Roberta) de inglês (da Wizard) me contou que havia feito intercâmbio como au pair. Não me lembro para qual lugar ela foi, mas fiquei encantada com tudo que ela me disse. Liguei nas agências e comecei a me planejar. Ofereci-me para cuidar de algumas crianças numa escolinha perto de casa. Eles aceitaram, mas acabei desistindo porque minha mãe queria que eu ingressasse na faculdade. Comecei a facul em 2011 e esqueci o intercâmbio. Meu curso na faculdade era “Tradução e Interpretação”.   Com o passar do tempo, percebi que falar inglês era a única coisa que eu sabia fazer suuuuper bem, então, no mesmo ano, comecei a dar aulas de inglês em uma escola (particular) de educação infantil. No final de 2012, a coordenadora da escola de idiomas em que eu estudava, me ligou e perguntou se eu queria dar aulas lá. É claro que eu aceitei! Foram os melhores anos da minha vida. Passei muito perrengue, porém conheci muita gente do bem e aprendi muuuuuuuuuuuuito. - Obrigada pela a oportunidade, Cris! Você mudou minha vida. - No final de 2014 pedi demissão. Queria fazer outra coisa e 2015 comecei a trabalhar como cabeleireira. Deu ruim! Aprendi bastante, mas joguei dinheiro no lixo. Sentia muita falta de estar em sala de aula e um amigo (e ex professor), que havia me feito um convite para dar aulas no CNA, me chamou novamente. Fui! Trabalhei com uma esquipe super gente boa. Em setembro do mesmo ano, passei por problemas pessoais devastadores. Então, decidi que esse lugar (Guarujá/Santos) não era mais pra mim. Uma amiga (Eloah) me disse que estava em grupo de au pair (o famoso grupão) e que daria super certo pra mim. Uma ex aluna me adicionou no grupão e comecei a minha busca pela melhor agência. Passei o sábado inteiro pesquisando sobre agências e assistindo vídeos. Assisti todos os vídeos da Tati Fazzio, Cabide Colorido (Michele) e Pamela Ferrari. Fiquei mega empolgada. Queria ir embora logo. No sábado mesmo, liguei na Experimento de Santos e agendei uma visita para terça-feira (dia 29). Dei a notícia aos meus pais no domingo e eles levaram numa boa. No fundo, acho que eles já esperavam que eu fosse fazer alguma loucura/intercâmbio em algum país fora da América Latina. Na terça, como esperado, fui com a minha mãe (ela perguntou tudo o que tinha direito) e fechei o programa no mesmo dia. Tirei meu passaporte, renovei a CNH, tomei as vacinas, recolhi todas as referências, documentos, cópias autenticadas, comprei uma câmera dessas bem loucas e gravei meu vídeo. 
Se eu poderia ter feito tudo até novembro, mas só consegui entregar o application, fazer a entrevista e o ITEP no dia 29 de janeiro. Meu application foi para o escritório em São Paulo no dia 04 de março e fiquei online dia 02 de maio. Até agora entraram três famílias no meu perfil. Espero ter meu match em breve.  
Dia em que saí do escritório. Precisava registrar esse momento :D