quarta-feira, 8 de junho de 2016

PID: Permissão Internacional de Direção.

                    A PID (International Drive Permit – IDP) é uma permissão para dirigir em outros países. A validade dela é a mesma que a sua CNH aqui no Brasil. Se a sua CNH vence em junho/2017, sua PID também vencerá no mesmo período. Ela é aceita somente nos países que fazem parte da convenção de Viena e demais acordos internacionais. Também é aceita nos Estados Unidos e não é obrigatória. Mas, em alguns estados ela não é aceita e/ou você poderá dirigir apenas por um curto período de tempo (60 dias), posteriormente tendo que tirar sua DL. Para tirar a DL, você precisará da PID. Em alguns estados, a CNH, para tirar a DL, é aceita e talvez peçam a tradução dela. Então, não hesite. O valor da PID varia de estado para estado. Em São Paulo o valor é de R$ 259,05 e os documentos necessários são: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia simples e comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.

Países onde é aceita a Permissão Internacional para Dirigir (PID): 

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.


terça-feira, 7 de junho de 2016

Au pair dicas: Vídeo do application

Até hoje, quando penso no processo para ficar online, sei que o que mais me deu dor de cabeça foi o vídeo. “Nossinhora”, que coisa mais chata. Você tem que falar sobre você, sua família, sua cidade e suas experiências com crianças. Tudo isso num vídeo de 3 minutos. Sim!  Três minutos é pouquíssimo tempo. Acreditem na titia aqui.
A minha agente me aconselhou a fazer um vídeo simples e com um bom conteúdo. O meu vídeo ficou muito simples. Na verdade, ficou uma porcaria. Tive que aprender a editar vídeos na marra. Assisti a muitos tutoriais e só aprendi mexendo no programa.  Demorei 4 dias para gravar e três madrugadas para editar. Meu inglês ficou uma bosta, pois minha língua estava inchada e tive um retardo mental de tanto repetir as mesmas coisas (num calor de 45C). Uma coisa que não consegui adicionar foi um vídeo em que eu dirigia. Se puderem, façam isso. O programa que usei foi o “movie maker”, mas quem tem iphone, por favor, usem o “Imovie”. Não sou a melhor pessoa para dar dicas de como gravar esse vídeo, mas...

Dicas para quem vai gravar o vídeo do application:

  • Criem um roteiro
Não ter um roteiro faz com que o processo seja muito mais demorado. Isso mesmo! Escrevam tudo em um caderninho e treinem antes.

  • Gravar aos poucos
Não tentem gravar o vídeo todo de uma vez. Separem por tópicos e gravem cada tópico separado. Depois é só editar.

  • Usem imagens e mini vídeos
As imagens falam por si só e você economiza no tempo do vídeo. Usem poucas palavras e intercalem com imagens.

  • Não gaste dinheiro à toa
Vejo vários vídeos bacanas e algumas meninas até pagam para alguém editar. Eu não podia ficar gastando com isso. O vídeo é importante sim, mas é apenas uma parte do seu application. Não adianta fazer um vídeo no estilo Beyonce e o resto não ser muito bom. Caprichem no roteiro e não importa o quão simples o vídeo seja. Falem apenas a verdade e invistam esse dinheiro na compra de dólar. Não deixei de ter famílias no meu perfil por conta do vídeo. 


Meu vídeo:

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Au pair: Meu inglês é básico e agora? Posso ser au pair?


        A resposta é sim. Sim, você pode ser au pair com o inglês básico. O problema é: como você vai passar na entrevista e no teste do ITEP?
Na verdade, temos que analisar o conceito da palavra “básico”. Básico, na minha opinião, é um nível em que você sabe se comunicar, sobreviver. Tipo, formar frases simples, saber o nome de alimentos e bebidas e algumas frases e expressões de emergência.  Para algumas pessoas, o inglês básico é aquele em que você só sabe o alfabeto, nomes de alguns animais e as cores.
      Para que você possa ser uma au pair, as agências exigem que você tenha, no mínimo, o nível intermediário. Vejo várias meninas reclamando e acho um pouco de falta de bom senso. Muitas ainda questionam: “Não sabia que para limpar bunda de criança precisava falar inglês”. Amiga, ninguém está duvidando das suas habilidades com crianças. Pelo contrário, a maioria já nasce com esse dom. O problema está em manter a sua segurança e a das crianças. Temos que refletir e deixarmos de ser tão egoístas.Vai ser legal morar fora por 2 anos, estudar, viajar e ainda ganhar uma grana por isso?
Claro! Seria meu sonho? Mas, lembre-se: você comprou um intercâmbio para cuidar de crianças. A diversão vem depois. Você não estará de férias. 

Imagine a seguinte situação:

O bebê que você toma conta estava comendo algo e começou a se engasgar. Não tem mais ninguém em casa, pois todo mundo foi trabalhar.  Você passou pelo treinamento e sabe as técnicas e como agir numa situação como essa, tenta aplicá-las, mas não tem resultado. Você corre para o telefone e disca “911”. A pessoa do outro lado começa a falar e você não entende nada e não consegue dizer nada. “E agora, José?”  Como você vai explicar em inglês que a criança está com alguma coisa presa na garganta? Não tem como acessar o google ou pedir ajuda de alguma amiga. Você precisa ser rápida. O bebê está ficando roxo e o tempo passando. O que você vai fazer? O que você acha que vai acontecer com você se essa criança morrer?

Soa exagerado? Esse foi só um simples exemplo. Você estará lidando com uma vida e a segurança das crianças vem sempre em primeiro lugar, entendeu?
     Tenha um pouco de empatia. Se coloque no lugar dessas famílias. Elas estarão colocando em nossas mãos seus bens mais preciosos. "Ah, mas o salário não é lá essas coisas," CONCORDO! Porém, pense em todos os benefícios que você terá. "É mão de obra barata.".  Sim, mas muitas meninas nem um quarto só pra si tem. Dividem o quarto com os irmãos no Brasil, não tem carro e ainda tem que ajudar com as contas em casa. Você terá o seu salário exclusivamente para você. Assim como a família terá benefícios, você também terá, 
      Enfim, tente estudar um pouco mais e, ter como tema, a rotina de uma au pair. Tente explorar frases e adquirir um vocabulário que seja relacionado ao assunto. O mais importante é se preparar para ter que lidar com essa rotina.

sábado, 4 de junho de 2016

Canais sobre au pair.

Desde que decidi que seria au pair, comecei a pesquisar canais do youtube para aprender mais sobre o programa.
Gosto de muuuuitos canais, mas tenho os meus favoritos. Alguns são bem famosinhos entre as au pairs e outros têm muito potencial, porém as meninas não gravam vídeos com frequência.

O canal da Tati é um dos melhores. Ela dá dicas muito importantes sobre o dia-a-dia de uma au pair, como economizar e como reagir a certas situações. Foi um dos primeiros canais que assisti e recomendo muito. A Tati não é mais au pair, mas ainda mora nos EUA.

O canal é da Rosani e ela mostra um pouco do dia-a-dia dela. Ela é bem engraçada. Fala sobre os dates, estudos, compras e mostra a cidade em que ela mora. É um dos canais que eu mais assisto. Ela mostra que a vida de au pair não é só trabalho. Se eu não me engano, ela também não é mais au pair.

O canal é da Michele Alves e é um dos canais que mais falam sobre o tema. Tem muita informação importante, útil e tem relatos muito divertidos. A Michele não é mais au pair, mas continua abordando o tema em seu canal.

Aaaah, adoro esse canal S2. A Jen faz vídeos bem curtinhos e dá dicas muito legais. Ela mostra as viagens que ela fez, mostra as ex host kids dela e os vídeos são bem divertidos. A jen voltou para o Brasil faz pouquíssimo tempo.



Outros canais:


Obs.: Há muitos canais, mas esses são os que eu mais assisto.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Au pair: Glossário para iniciantes.

Application- É um perfil online que fica disponível no site da agência para as famílias.
Character Reference – É a referência de caráter, que deve ser preenchida por pessoas que você conhece, como: amigos, professores, colegas de trabalho e etc.
Childcare Reference – É a referência de trabalho. Ela confirma que você teve experiência com crianças. Lá vai ter todas as informações disponíveis referentes às atividades que você desenvolvia com as crianças.
DL (driver’s licence, driver license ou driving licence) – Conhecida como carteira de habilitação. Você só pode dirigir se tiver a DL e ela também é utilizada como documento de identificação, tipo o RG aqui no Brasil.
Host dad/father – pai membro de uma host family
Host family – É a família que recebe uma au pair, de acordo com as leis do governo, por um período de tempo.
Host family letter – Carta que você deve escrever para as famílias e deixar disponível no seu application.
Host kid – criança membro de uma host family
Host mom/mother - mãe membro de uma host family
Interview – Entrevista.
Infant Qualified (IQ)- Se no perfil de uma au pair aparece que ela é infant qualified, significa que ela teve experiências com crianças de 0 a 2 anos e está apta a cuidar de crianças com essa idade.
ITEP – Teste que avaliará o seu nível de inglês.
Male au pair – Au pair do sexo masculino
Match – Quando você tem o match com uma família, significa que a família te escolheu e você escolheu a família.
Medical form – Formulário que deve ser preenchido pelo seu médico.
PID – Permissão internacional de Direção. É com ela que você poderá tirar sua DL.  
Rematch - Por conta de vários motivos a au pair ou a família podem pedir rematch. Esse é o processo em que você está procurando por outra família e a sua família por outra au pair, porque não deu certo com vocês. Geralmente, a au pair tem um prazo de duas semanas para encontrar outra família. Caso não consiga, ela terá que voltar para seu país de origem e ainda terá que pagar sua passagem.
Souvenir – Lembrancinhas que são vendidas aos turistas.
SSN (Social Security Number)- Equivalente ao CPF é um número de identificação pessoal.  Em alguns casos, você precisará dele para fazer transações financeiras, como: aquisição de cartões de crédito e até mesmo compra de carros.
Submit- No application, você aperta o botão de “submit” para enviá-lo para correção.
Upload – Fazer upload é quando você enviar arquivos do seu computador para a agência e deixa disponível no seu perfil.
VTM (Visa Travel Money)- Cartão pré-pago recarregável, com juros menor que o cartão de crédito internacional. Maneira segura de levar dinheiro. É aceito em milhões de estabelecimentos.
Visto J1 – Visto que permite que uma pessoa trabalhe como au pair e estude legal.



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais? (Sem a data de expedição do RG)

Olá, pessoal!    

      Tirei o meu no site da Policia Federal, mas tem a opção de tirar pelo site da Secretaria de Segurança Pública
De primeira, tentei tirar pela Secretaria de Segurança, mas não lembrava a data de expedição do meu RG e, sem isso, não é possível emiti-lo. Então, tentei pelo site da Polícia Federal e deu certo.

É só preencher com as informações solicitadas, imprimir e/ou salvar.


Obs: O preenchimento dos dados do formulário da Polícia Federal é bem mais detalhado, contém mais campos a serem preenchidos.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Carteira de vacinação internacional e vacinas que devemos tomar antes de embarcar.

Olá, pessoal!

Muitos se perguntam quais são as vacinas exigidas para fazer uma viagem internacional. Isso vai depender muito do país que você escolheu. A única vacina mencionada em alguns sites é a da febre amarela. Você não vai precisar dessa vacina para ir aos EUA. O problema é que em alguns países, como o Panamá, é exigido sim a vacina contra a febre amarela e, às vezes, o seu voo pode fazer uma paradinha em alguns desses países. Então, é melhor prevenir do que remediar.
Se vocês, assim como eu, tem medo de tomar vacinas, não deixem que elas acumulem. Aos 22 anos eu não tinha tomado nem a vacina de 15 anos. Então, imaginem a minha cara ao entrar no posto de saúde e perceber que eu tinha mais de 3 vacinas atrasadas (mais as que eu fui obrigada a tomar por conta do programa). Ao total, tomei 10.

  • Para o programa de Au pair

As vacinas exigidas pela agência são:

Tetanus/Diphteria (conhecida como TD –Tetanus e Difteria) – Uma dose nos últimos dez anos;
Measles/Mumps/Rubella  (conhecida como MMR ou SCR) – Uma dose nos últimos dez anos;
Typhoid (Tifo);
Whooping cough (Tosse comprida);
Polio (Polio);
BCG – Caso tenha tomado essa vacina, colocar a data. Caso não tenha sido imunizada, apresentar o resultado do teste de tuberculina.

OBS: Tomei a vacina contra a febre amarela (não foi pedida pela agência). Fiz isso porque ninguém sabe o dia de amanhã. De repente, a host family decide viajar e me levar pra um pais que exija a vacina. E uma dica bacana é fazer a carteirinha de vacinação internacional. É muito simples. É só tomar a vacina e levar a carteirinha e o seu RG até a Secretaria de Saúde ou no setor responsável. Não demora nem 10 minutos.


Carteira de vacinação Internacional